segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ler...

Hoje considero uma das coisas mais importantes, boas leituras, muitas informação, boa diversão, com um bom texto na mão não vemos o tempo passar, viajamos em lugares em que nunca estivemos, ou relembramos de momentos importante de nossas vidas.
Mas nem sempre foi assim. Meu início como leitora foi perturbador, mas deu resultado. Durante o ensino fundamental tive um professor que dava "prova" de livro, tínhamos que ler 10 livros por ano, livro que hoje leio em um dia lá na quinta série foi uma tortura de quase um mês, e ainda lembro o nome do livro "O sobrinho dos pardais", da historia não me lembro, mas não tinha como era obrigatório a leitura ou mudar de escola, meus pais sabendo da importância da leitura não aliviaram e junto com o professor continuaram a me obrigar a ler, depois que percebi que não teria jeito comecei a me envolver nas história e a tortura passo a ser prazer. Na sétima série li os 10 obrigatório e mais 4 extras,  dai não parei mais. Naquela época não tínhamos as verbas que temos hoje e a escola não recebia a quantidade de livros que hoje recebe, alunos e famílias faziam campanhas para comprar pelo menos 10 volume de cada livro indicado para que todos pudessem ler.  Meus pais me deram a coleção completa do Sitio do pica-pau amarelo, uma coleção linda com várias imagens onde podia viajar, vocês acreditam  tenho essa coleção até hoje!
 No ensino médio quando mudei de escola senti muita falta do velho professor, parecia que o outro era "molenga", mas a biblioteca da nova escola era espaçosa e agradável, lá vivi romances, desvendei  mistérios, me aventurei por pais e terras mágicas, que mundo maravilhoso.
Como professora procuro desenvolver o hábito de leitura em alunos e filhos, mas não consigo ser tão severa quanto meu professor, os tempos são outros. Costumo ler para meus alunos e filhos. Sempre procuro um livro na Sala de leitura que eu possa aproveitar, já "A primeira vez", "Viagem ao centro da Terra" .... cada dia leio uma parte assim prende a atenção e eles ficam curiosos, alguns pedem o livro emprestado outros vão a sala de leitura, as sementes estão lançadas.
 E fico muito feliz quando vejo que consegui conquistar mais um leitor para o mundo.
Carla

2 comentários: